Tudo sobre as FAT | Ajudar os patudinhos com amor

By Vintage Girl - maio 11, 2018

Olá meus amores, hoje estou a escrever-vos para vos esclarecer acerca do tema: FAT para animais. Espero conseguir transmitir um pedido de ajuda por todos os pequeninos que precisam urgentemente de um lar. 




O que é uma FAT?


FAT significa família de acolhimento temporário. Todos nós desde que tenhamos condições para tal podemos ser FAT de um ou mais bichinhos enquanto eles aguardam uma adoção. As FAT são utilizadas como alternativa aos refúgios, pois nada se compara a um lar com presença humana e felina, rotinas, atenção, carinho... 

FAT ou Refugios? Entende as diferenças.

Quando os animais estão em refúgios encontram-se fechados em jaulas onde não podem ter a sua liberdade como teriam se estivessem numa FAT, onde podem andar pela casa e ter muito mais contacto com o amor e o mimo. 
O ambiente de um refugio é sempre stressante, pois são muitos animais fechados num mesmo espaço e nem sempre eles se vão compatibilizar. Se pensas que este fator não é assim tão importante só porque a estadia no refugio é temporária, enganas-te. 
Se os animais se sentirem sozinhos e deprimidos o seu sistema imunitário vai ficar enfraquecido o que faz com que estejam mais susceptíveis a contrair doenças. E um refugio tendo tantos animais com os mais variados problemas, é perito em abrigar vírus e bactérias. Funciona como uma espécie de hospital. 

Como podes ser FAT? 

Para ser FAT é necessário teres: Espaço, alguma experiência com animais e responsabilidade/ disponibilidade para cuidar dos animais. 
Sendo FAT podes acolher: ninhadas, animais adultos, casos perdidos, animais em qualquer situação... Existe escolha por parte da FAT. 


Quais são as obrigações da FAT?

  • É essencial que vigies o animal acolhido e ofereças as condições necessárias. 
  • Tens de ter disponibilidade para receber o animal na tua casa.
  • Tens de saber lidar com o adeus. É difícil muitas vezes porque vais apegar-te ao bichinho, mas sempre que há uma adoção responsável é sinal de que aquele animal já encontrou um lar e que vais agora ter espaço para outro que precise mesmo de ti. 
  • As associações cobrem as despesas do animal, logo não é uma experiência que te faça gastar dinheiro. 
  • Também não há duração mínima ou máxima para ser FAT, tudo depende da disponibilidade de cada família e do processo de adoção de cada animal.

Onde posso dirigir-me para ser FAT?

Se estás interessada em saber mais ou talvez até em seres a salvação de algum ser de 4 patas que precise mesmo de ti, podes dirigir-te a qualquer associação de animais ou gatil/canil e expor o teu desejo. Hoje em dia existem variadas associações que podes facilmente encontrar na internet ou até especificamente no facebook.

  • Share:

You Might Also Like

4 comentários

  1. Não tinha ideia que conseguíamos fazer isto. Tenho de ir cá às instituições perguntar se há essa opção disponível (sei que há pois a amiga da minha mãe tem vários gatos em casa,mas diz que só cuida delas). Obrigada pela informação! Beijinhos linda :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É algo que muita gente desconhece e no entanto super util e salva vidas. Beijoca linda

      Eliminar
  2. Muito importante. A nossa cadela foi adotada graças a uma FAT, que tomou muito bem conta dela!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As vezes são a salvação de muitos animais!!

      Eliminar